Como evitar problemas durante o TCC

Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido também como TCC, você vai precisar ter diversas cartas na manga para evitar alguns problemas. Muitos desses problemas são comuns para quem está “finalizando” do curso de graduação.

Com frequência, os problemas que temos que encarar nessa fase tão importante podem estar associados a questões mais pessoais. A gente sabe que o mundo exige muito empenho e produtividade de nós, e por isso, não se leva muito em consideração nossa vida pessoal.

Quando definimos nossa carreira baseada em expectativas e modelos de “sucesso” pré-definidos, podemos na verdade, nos iludir e entrar em uma armadilha sem volta.

Dentro de nosso planejamento é indispensável ter em mente a nossa vida pessoal. A inteligência emocional está cada vez mais sendo exigida para o desenvolvimento de carreira e no ambiente de trabalho. E isso não seria diferente para o ambiente acadêmico.

Mas não se aterrorize. Com algumas dessas dicas que irei passar aqui, você será capaz de trabalhar no seu TCC sem preocupações.

Então prepare-se para conferir como evitar problemas durante o TCC.

Primeiro foque em você

Parece coisa de Coaching, mas não é.

Durante a fase de preparação e desenvolvimento do TCC, você pode se sentir sobrecarregado de tarefas e obrigações. Isso acaba nos levando ao esquecimento de nós mesmos, de nossas necessidades e limites.

Busque fazer uma autorreflexão da sua vida acadêmica. Será que você está conseguindo separar um tempo para você mesmo?

Uma boa maneira de amenizar o estresse causado pelo desenvolvimento do TCC é ter válvulas de escape. Podem ser diversas atividades que você pode fazer sozinho ou com amigos:

  • Leitura de bons livros (não necessariamente precisa ser de autoajuda)
  • Meditação
  • Cozinhar aquela receita preferida
  • Ir ao cinema
  • Assistir séries ou filmes em casa
  • Pintura
  • Ouvir música

Você pode seguir essas dicas ou buscar outras práticas que te agradam e te mantém relaxado. Mesmo a busca por atividades relaxantes pode ser uma forma de sair da rotina da pressão acadêmica.

Mantenha a organização do TCC e da sua vida

Eu sei que parece loucura. Mas é possível você manter a organização do TCC e da sua vida ao mesmo tempo.

Não estou falando isso da boca para fora. Diversos concluintes enfrentam problemas de organização do tempo e isso se agrava na fase de desenvolvimento do TCC.

Você precisa considerar que, durante essa fase, mesmo tarefas mais simples podem ser complicadas. Existe uma pressão emocional que a gente tem que lidar. Uma das formas de conseguir trabalhar no TCC e se manter mentalmente estável é através da organização.

Fique longe de pessoas tóxicas

As vezes não nos damos conta da quantidade de pessoas tóxicas que estão ao nosso redor. E isso não é diferente no ambiente acadêmico.

É importante se lembrar que durante a fase de elaboração do TCC, pessoas com temperamento negativo podem transmitir para nós uma energia pesada que infelizmente atrapalha o progresso do nosso trabalho.

Mesmo que a gente não perceba de início, aos poucos, essas pessoas “sugam” toda nossa motivação e energia que poderíamos aplicar para o TCC.

Para você não confundir, abaixo eu listo algumas atitudes observadas em pessoas tóxicas que são bem comuns:

  • Falam muito delas mesmas. Se essa pessoa é o tipo que quer sempre ser o centro das atenções, tome cuidado.
  • Discurso negativo. Fuja de pessoas que sempre reclamam de tudo e nunca têm uma palavra de motivação. Sempre acham que a vida é péssima. Isso te leva para um abismo sem volta, então fique longe disso.
  • Pessoas que sempre são vítimas. O problema sempre são os outros, nunca ela. Ela sempre é vítima das pessoas e as pessoas sempre estão contra ela. Será mesmo?
  • Sempre colocam a culpa em você. Independentemente do que seja, ela nunca e JAMAIS está errada, sempre é você o culpado de tudo.
  • Nunca assumem nada. Por serem pessoas oportunistas e manipuladoras, elas nunca se sentem responsáveis por nada.

Dica de ouro: Nunca subestime ninguém. Seja professor, aluno ou funcionário, pessoas tóxicas não tem “padrão”.

Busque um referencial

O referencial que quero dizer é um “representante” no qual você pode se basear para começar a trabalhar no seu TCC.

O referencial é um ponto de partida que vai te ajudar a ter uma noção da onde você quer chegar. Pode ser trabalhos já apresentados, professores que você admira ou mesmo autores ou colegas.

Te garanto, isso vai te ajudar a se manter motivado e ter um direcionamento. Como um marinheiro de primeira viagem, precisamos de uma “bússola”, um ponto no qual seguir.

Mas não se engane. Isso não quer dizer que você vai copiar os passos de alguém. Você apenas vai seguir as atitudes desse referencial para conseguir se familiarizar com a rotina do TCC.

Tenha paciência e respeite seus limites

Durante nosso curso de graduação temos a tendência de querer “mostrar serviço”, e isso acaba nos prejudicando profissionalmente e emocionalmente.

Isso acontece muito pela insegurança que sentimos. Constantemente boicotamos a nós mesmos, sempre nos sentindo incapazes de cumprir as tarefas. E isso não é diferente durante o TCC.

Lembre-se que o objetivo maior é entregar seu trabalho e pegar seu diploma.

Então seja prático e aprenda a dizer não quando necessário. As pessoas costumam não entender os nossos limites, e essa é uma tarefa que cabe a nós mesmos delimitar.

Respire fundo, limpe seus pensamentos e foque no seu TCC e diploma. Para saber mais, clique aqui. O restante acaba se tornando “ruído de fundo”.

Leave your comment

<